Com mais um grande público presente no Golfe Olímpico da Barra da Tijuca, Fórum Internacional do Desenvolvimento Agro ambiental Sustentável – RIO+AGRO contou com palestras de representante do Departamento de Agricultura dos EUA e do cientista canadense, Florian Kongoli. O dia foi encerrado com chave de ouro devido ao show da cantora Paula Fernandes.
O Golfe Olímpico da Barra da Tijuca teve mais um dia com grande lotação, nesta quinta-feira (01). A expectativa é que o local tenha recebido mais de mil pessoas durante todo o dia. Além do espaço para expositores e parceiros, o público foi presenteado com diversos debates e apresentações de alto nível programadas pelo Fórum Internacional do Desenvolvimento Agro ambiental Sustentável – RIO+AGRO.
A Mesa de Abertura teve as participações do Superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro – SFA/RJ, Agnaldo Pinto da Silva; do Assessor Chefe de Relações Institucionais – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – SEAPA-MG, Pedro D’ Angelo Ribeiro; da Advogada e CEO da IR Consultoria, Irini Tsouroutsoglou; e do Diretor Executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Protásio. O tema principal desse debate foi “Políticas Agro-Ambientais.
Depois, ocorreu uma das apresentações mais esperadas de todo o evento. O Chefe do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Terry J. Cosby, trouxe um olhar importante sobre “Ajudar as pessoas a ajudar a Terra: a conservação voluntária do Departamento de Agricultura dos EUA, baseada na ciência dirigida a nível local, para combater as alterações climáticas e proteger recursos naturais”. Ao final, ele foi presenteado com uma placa comemorativa das mãos do Assessor do Ministério da Agricultura e Pecuária e um dos grande apoiadores do RIO+AGRO, José Carlos Polidoro.
O evento ainda preparou três painéis com temas super importantes, como “Políticas Públicas Nacionais e Internacionais Agro-Socioambientais”, “O Papel do Fomento e Financiamento Público-Privado para o Desenvolvimento Agroambiental Sustentável no Brasil e no Mundo” e “As Ações da ApexBrasil na Atração de Investimentos Agro-Socioambientais para a Descarbonização da Produção Industrial de Fertilizantes no Brasil”.
Quem abriu o período da tarde na Plenária Principal foi o cientista canadense e CEO da Flogen Tecnologias, Dr. Florian Kongoli, que apresentou seu projeto renomado em todo o mundo de Quadro de Sustentabilidade Agroambiental. Outros três painéis foram realizados com temas: “O Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e seus Impactos na Sustentabilidade Agrícola”, “Programas de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestais Sustentáveis” e “Métricas para o desenvolvimento agroambiental sustentável”. Ainda teve a mesa de encerramento que discutiu temas como legislação agroambiental, integração de práticas sustentáveis na produção de carne, oportunidades e desafios na visão do produtor, o papel do solo nas políticas agro-socioambientais e a nota fiscal fácil (NFF).
Já na Plenária Inovação, o público pode acompanhar debates e apresentações sobre Políticas Regulatórias e Agricultura Sustentável. No primeiro painel, o tema abordado foi “Políticas Regulatórias no Contexto Agroambiental: Pilares para o Desenvolvimento Sustentável” e no segundo: “Os novos caminhos para o Agroambiental: Uma perspectiva para o futuro sustentável”. A Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ – SEA, Ana Asti, ainda falou sobre o assunto “Acelerando o Desenvolvimento Sustentável: o Estado da Economia Azul e da Resiliência Climática”.
O RIO+AGRO também reuniu uma mesa eclética para tratar de temas jurídicos do agronegócio, como legislação ambiental e avanços e desafios do código verde. Tanto que contou com presenças de uma pesquisadora de cultivo e uma fundadora de uma empresa de produtos agrícola.
Quem fechou o dia e de uma forma brilhante foi a cantora Paula Fernandes. Com sucessos nacionais e internacionais, ela e sua banda deram um verdadeiro show e encantaram a todos os presentes. A artista ainda fez questão de passar no meio do público durante a apresentação mostrando carisma e alto astral.
A primeira edição do RIO+AGRO encerra-se nesta sexta-feira (02), com novos ciclos de debates e apresentações e dois super shows: da dupla Dom Marcos e Davi e depois com o instrumentista e cantor Milton Guedes. Ainda há ingressos pra esse evento. Outras informações, no site riomaisagro.com.br.