O conceito apresentado pelo RIO+AGRO de ser o 1º Fórum Internacional do Desenvolvimento Agro Ambiental Sustentável ganhou ainda mais notoriedade devido a apoio importantes. Um deles é do Instituto Rio Metrópole – IRM. Esse órgão publicou uma carta com colaboração da Secretaria Executiva da ADS – Autoridade de Desenvolvimento Sustentável para estreitar relação com o evento e levar as ideias para o Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e terá a participação de 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
O Presidente do RIO+AGRO, Carlos Favoreto, comemorou o apoio do IRM e destacou a importância do evento ter sido sediado na Cidade Maravilhosa.
“Essa carta representa que atingimos o objetivo do RIO+AGRO, que é levar o conceito do Agro Sustentável através do G20. Ter o apoio do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Rio Metrópole mostra a importância do nosso evento, que já começou sendo sucesso de público e parcerias. O Rio tem totais condições de ser um polo de debates sobre o Agro”, disse.
O Instituto Rio Metrópole é o Órgão Executivo da Região Metropolitana e sua principal função é buscar melhorias na qualidade de vida do cidadão metropolitano no que envolve habitação, mobilidade, saneamento, economia criativa e urbanização. No RIO+AGRO, o IRM foi representado pelo Diretor Executivo – Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do RJ, Paulo Protásio. Confira a integra da carta publicada pelo instituto e enviado à organização do fórum:
Exmo Sr. Coordenador da Rio + Agro,
É com distinto prazer que o Instituto Rio Metrópole – IRM, em estreita colaboração com a Secretaria Executiva da ADS – Autoridade de Desenvolvimento Sustentável, deseja expressar seu mais profundo apoio ao evento Rio + Agro, a ser realizado sob os auspícios da G20. Cumprimentamos calorosamente o valor deste encontro como uma oportunidade singular para fomentar práticas agrícolas sustentáveis e promover o desenvolvimento rural de maneira equitativa.
O Instituto Rio Metrópole – IRM e a Secretaria Executiva da ADS reconhecem plenamente a importância estratégica do lançamento do Fundo BioFloresta, voltado para a promoção do Corredor Agroecológico – Arco Rural Metropolitano. Este empreendimento representa um compromisso significativo com a preservação dos recursos naturais, a promoção da biodiversidade e o fomento de uma agricultura resiliente e ambientalmente responsável.
Em particular, gostaríamos de destacar a importância do Corredor Agroecológico na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Por meio da adoção de práticas agroecológicas e da preservação de áreas florestais, este corredor desempenha um papel fundamental na captura de carbono, na conservação da água e na promoção da resiliência dos ecossistemas frente aos desafios climáticos.
O Instituto Rio Metrópole – IRM reafirma seu compromisso inabalável com a promoção da sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento inclusivo. Estamos firmemente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à erradicação da pobreza, à fome zero, à ação climática, à vida terrestre e à parceria para o desenvolvimento sustentável.
Por meio desta missiva, reiteramos nosso compromisso em contribuir de maneira construtiva para o sucesso do evento Rio + Agro e para a implementação eficaz do Fundo BioFloresta. Estamos prontos para cooperar de forma diligente e proativa com todas as partes interessadas, compartilhando nossos conhecimentos, recursos e melhores práticas para alcançar os objetivos comuns estabelecidos.
Por favor, aceite, Excelência, a expressão da mais alta consideração do Instituto Rio Metrópole – IRM e da Secretaria Executiva da ADS. Aguardamos com grande expectativa a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com Vossa Excelência e com todos os ilustres participantes deste notável esforço em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento inclusivo.
Respeitosamente,
Instituto Rio Metrópole – IRM
O RIO+AGRO está sendo realizado até sexta-feira (02), no Golfe Olímpico da Barra da Tijuca, que fica na Avenida General Moisés Castelo Branco Filho, 700. A expectativa da organização é receber cerca de dez mil pessoas durante os cinco dias de evento. Outras informações, no site riomaisagro.com.br.